2

O rim possui duas funções básicas: função endócrina, apesar de não ser uma glândula endócrina, e a homeostática, que constitui sua principal função. O órgão desenvolve suas funções endócrinas, através de células secretoras específicas, das quais muitas ainda não são bem definidas. A função homeostática se torna a função principal do rim, efetuada pela formação de urina na unidade funcional básica do rim que é o néfron, um conjunto de estruturas vasculares e renais que visam à formação de urina.

No transplante renal, um rim saudável de uma pessoa viva ou falecida é doado a um paciente portador de insuficiência renal. É uma opção de tratamento para os pacientes que sofrem de doença renal crônica avançada. A indicação do transplante de rim é feita após o médico nefrologista avaliar o paciente e considerar exames de sangue, de urina e de imagem.
Através de uma cirurgia, esse rim é implantado no paciente e passa a exercer as funções endócrinas. O transplante renal tem como principal vantagem a melhor qualidade de vida e garante mais liberdade na rotina diária do paciente.


dialisefozhemodialiseemfoz hemodialisefoz dialiseemfoz nefroemfoz nefrologiaemfoz nefrologia DoaçãoOrgãos TransplanteRenalRins FozdoIguaçu eusoumaismettasaude MettaSaúde