A prevenção da Obesidade também protege seus rins!
No Brasil, as taxas de sobrepeso e obesidade vem aumentando de maneira importante. Estima-se que, em 2025, a obesidade irá afetar cerca de 18% dos homens e 21% das mulheres em todo o mundo enquanto a obesidade mórbida irá acometer cerca de 6% dos homens e 9% das mulheres. Portanto, campanhas de prevenção vem sendo almejadas.
Em Foz do Iguaçu, a primeira semana de outubro é direcionada para ações de combate, especialmente a obesidade infantil, a partir da Lei 4669/2018. Mesmo assim, durante todo mês serão realizadas ações nesse sentido, com esforços da Secretaria de Saúde.
A obesidade trata-se de uma doença multifatorial e que está associada a uma série de problemas graves de saúde. Além de ser um fator de risco potente para o desenvolvimento da doença renal, ela aumenta o risco de morte e contribui para muitas outras patologias, como doença cardíaca, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, apneia obstrutiva do sono, fígado gordo, doenças da vesícula, osteoartrite, câncer e doenças mentais
Manter uma alimentação saudável, por meio de alimentos in natura e pouco processados é indispensável para garantir sua saúde.
Praticar exercícios físicos e privar-se do sedentarismo também é notório, mantendo seu corpo e mente em harmonia!
_Nutricionista Aline Luiza Führ – CRN 10211__