A nefrite é um processo inflamatório que afeta os tecidos e algumas estruturas renais. Ela deve, em geral, atuar sobre os enxágues de produtos fabricados pelo sistema imunológico em resposta a algum elemento agressor do organismo.
Quando um elemento agressor (antígeno) atinge o organismo, ele fabrica um anticorpo para se defender. Esse elemento agressor pode ser, por exemplo, uma infecção simples. Esses dois elementos (antígeno - anticorpo) se unem, formando um complexo que é carregado pelo sangue e depositado nas estruturas dos rins, danificando-as. Quando as lesões atingem apenas os glomérulos, a enfermidade é chamada de glomerulonefrite.
Os primeiros sinais e sintomas que fazem suspeitar de uma nefrite aguda estão relacionados a alterações na urina, tais como, diminuição da urina e cor sangüíneo. Podem ocorrer edema nos olhos e nos membros inferiores e hipertensão arterial.
As nefrites crônicas podem ser assintomáticas por algum tempo, embora as lesões renais ocorram progredindo silenciosamente nesse período. Quando uma lesão renal significativa já se circulou há, além da hipertensão arterial e do edema dos membros inferiores, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, insônia, prurido e câimbras.