7

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma das etiologias de base para a progressão e estabelecimento da doença renal. A pressão alta é caracterizada quando está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.  Essa doença trata-se de uma doença crônica não transmissível muitas vezes não tratada pela população de modo geral.
Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade; a má alimentação, especialmente pelo consumo elevado de sal e outros alimentos ricos em sódio (embutidos, enlatados, alimentos industrializados, temperos prontos, etc); o sedentarismo; o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário. 
Neste dia, temos o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira. 
Portanto sugerimos mudanças no habito alimentar e estilo de vida, associado a redução de peso, como estratégias para a prevenção da hipertensão e redução da sua pressão arterial.


 


mettasaúdeprevençãocombatehipertensãopressãoaltaconscientizaçãofozdoiguaçueusoumettasaúde